quinta-feira, 10 de julho de 2008

1.2.3 Problemas freqüentes

1.2.3 Problemas freqüentes


Apesar do computador possuir as características, já citadas, quando da execução de tarefas, temos vários exemplos de falhas em equipamentos e programas por simples detalhes, passados desapercebidos por quem criou os programas.
As principais ocorrências podem ser separadas de duas formas:
• De equipamento (hardware) ou físico: Quando alguma parte da máquina ou toda ela, sofre algum tipo de problema ou ocorrência.
Exemplos: Falta de energia elétrica, disco danificado, monitor queimado, teclas soltas, mouse não funciona, impressora sem tinta, fim de papel na impressora, etc.
• De comando/ação (software) ou lógico: Quando de alguma forma, os programas não executam corretamente e, consequentemente não apresentam os resultados esperados. Os computadores, através da Linguagem de Programação, executam exatamente aquilo que interpretam como um
- 9 -
comando, portanto se o mesmo é escrito de forma incorreta, ocorrerá erro na execução.
Exemplos: Indicar um cálculo com soma (+) quando o correto seria uma subtração (-), pedir uma lista em ordem alfabética de nome quando o desejado era em ordem de data de nascimento, ou indicar uma impressão colorida em um desenho que tem somente preto e branco.
Os exemplos citados não geram erro, mas não apresentam na realidade o resultado esperado. Isto devido à incapacidade do computador em discernir o que realmente se desejava .
Um exemplo de erro que impossibilita prosseguir o funcionamento e execução: Comandar o computador para utilizar um arquivo chamado XX, porém o nome correto é YY. Como o arquivo não existe, o computador não conseguirá utilizar o arquivo necessário e interromperá o programa acusando o erro.

Nenhum comentário: