quinta-feira, 10 de julho de 2008

1.6.4 Profissionais da área de informática

1.6.4 Profissionais da área de informática


• PROGRAMADORES: Responsáveis pelo desenvolvimento dos programas e software. São os autores, que escrevem em uma linguagem de programação e transformam os programas em uma linguagem entendida pelo computador.
• ANALISTA DE SISTEMA: São os profissionais responsáveis pelo planejamento dos sistemas. Identificam necessidades dos usuários e projetam como funcionará o sistema e seus programas.
São eles quem desenham as formas como as informações deverão ser guardadas nos computadores e como se dará o funcionamento das máquinas (ou redes) e dos recursos de cada uma delas.
• USUÁRIOS: São as pessoas que utilizarão os resultados dos programas. Como o próprio nome diz, usam das informações e resultados obtidos.
• DIGITADORES: São quem digitam as informações. A forma mais comum de trabalho deles é o teclado, apesar de que atualmente existem outras formas como o mouse de repassarmos informações ao computador.
• GERENTE DE CPD: São os administradores dos locais onde os computadores estão instalados. CPD é a sigla para Centro de Processamento de Dados. Os gerentes neste caso determinam como cada máquina funcionará, se isoladas ou em conjunto com as demais (redes).
• TÉCNICO EM INFORMÁTICA: Responsável pela manutenção e suporte às máquinas. Encarregado da execução de procedimentos que visam manter os equipamentos funcionando. Também identifica e diagnostica problemas.

Nenhum comentário: