quinta-feira, 10 de julho de 2008

1.7 Falando um pouco de INTERNET

1.7 Falando um pouco de INTERNET



A INTERNET foi criada originalmente para permitir que estudantes universitários dos EUA trocassem informações entre si, porém a necessidade de comunicação rápida e aberta a todos fez com que a sistemática de acesso livre tomasse dimensões globais, criando-se assim uma rede de computadores aberta, com limitação de conteúdo e de tamanho somente conforme a capacidade de criação dos seus usuários e projetores e, obviamente, a capacidade física com que cada computador impõem a quem administra-os.
Hoje podemos acessar a INTERNET de casa, do escritório, da sala de reuniões, enfim de qualquer lugar que tenha um computador, uma linha telefônica e os programas específicos para “navegarmos” pelas telas da rede.
No computador precisamos de um programa que leia e apresente as informações na tela. Este programa chama-se BROWSER, ou “Navegador”. Os mais conhecidos são o IE (Internet Explorer da MICROSOFT) e o Navigator (da Netscape).
As telas e arquivos da INTERNET são acessados digitando-se o seu endereço no local apropriado do browser. O programa identifica o nome e localiza na rede mundial a qual computador (PROVEDOR) pertence o nome digitado. Após isso, através de mecanismos de localização, nosso computador acessa aquele do endereço apresentando uma tela inicial. A partir daí podemos visualizar as telas apresentadas e irmos para qualquer outra tela ligadas entre si por comandos de ligação (links) que podem nos mostrar outra tela ou até mesmo outro computador, de qualquer parte do mundo.
Além de termos acesso as telas, textos, arquivos, etc. de outras máquinas, a INTERNET permite que trocamos informações entre um usuário e outro através do CORREIO ELETRÔNICO, também chamado de e-mail, identifica cada usuário de um determinado computador (Provedor), servindo como uma caixa-postal onde recebemos e enviamos mensagens.

Nenhum comentário: